A primeira infecção com a nova variante da Mpox, clado 1b, foi relatada na Alemanha, conforme anunciados pelo Instituto Robert Koch, uma referência em saúde pública, nesta terça-feira (22).
A infecção foi identificada na última sexta-feira e ocorreu fora da Alemanha. O instituto destacou que não há um risco aumentado para a população, mas que a situação está sendo monitorada de perto.
A variante clado 1b está ligada a um surto de mpox na África, particularmente na República Democrática do Congo, Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência de saúde pública internacional em 14 de agosto, devido ao ressurgimento da doença, anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”.
Essa nova variante clado 1b evoluiu a partir do clado 1, que antes era restrito à República Democrática do Congo, enquanto o clado 2 foi responsável pelo surto de 2022 que se espalhou pela Europa e Américas, sendo menos agressivo e resultando em formas mais leves da doença.
Pesquisas indicam que as infecções ocasionadas pela variante clado 1b são mais graves, possuem maior transmissibilidade e letalidade em comparação ao clado 2.
A Mpox é transmitida por contato, geralmente apresentando sintomas leves, mas em casos raros pode ser fatal. A doença causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões purulentas no corpo.