O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 anunciou o adiamento da prova de triatlo masculino, agendada para esta terça-feira (30), devido à poluição no rio Sena.
A decisão foi tomada após uma análise conjunta que envolveu organizadores dos Jogos, representantes de Federações de Triatlo e meteorologistas, que avaliaram a qualidade da água nas últimas 24 horas.
A nova data para a competição masculina foi remarcada para quarta-feira, 31 de julho, às 10h45 locais (5h45 de Brasília), logo após a realização do triatlo feminino, que permanece programado para às 8h (3h de Brasília). Vale ressaltar que existe a possibilidade de novo adiamento, dependendo das condições.
Esse adiamento representa um desafio significativo para as autoridades francesas, que investiram aproximadamente 1,4 bilhão de euros na despoluição do rio.
“Após uma reunião de avaliação da qualidade da água, foi decidido adiar a prova de triatlo masculino que ocorreria nesta terça. Em função das condições climáticas, a nova data está marcada para 31 de julho, às 10h45, com o triatlo feminino ocorrendo às 8h do mesmo dia. Ambas as competições estão suscetíveis a novos testes de qualidade da água,” informou o Comitê Organizador.
Os organizadores enfatizaram que a saúde e segurança dos atletas é a prioridade máxima. Os testes realizados recentemente indicaram que a qualidade da água não era adequada para a realização do evento, apesar de melhorias nas medições nas horas subsequentes.
Continuaremos atualizando as informações sobre ingressos e transmissões dos eventos programados para quarta-feira, 31 de julho.”