O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem sido um aliado ativo do prefeito Ricardo Nunes na atual campanha eleitoral, participando de 20 eventos conjuntos desde o início da corrida eleitoral em 16 de agosto. Essa frequência representa uma média de uma aparição a cada três dias, destacando o apoio contínuo do governador à candidatura de Nunes.
Com a ausência de participação significativa de Jair Bolsonaro na campanha, Tarcísio assumiu um papel central na promoção da candidatura de Nunes, o que pode trazer riscos. Uma vitória para Nunes poderia reforçar a posição do governador e abrir caminho para uma possível candidatura presidencial em 2026, enquanto um resultado negativo poderia impactar sua imagem política.
Dos eventos realizados, 8 ocorreram durante o horário comercial, entre 8h e 18h, incluindo uma caminhada em Itaquera e um encontro com empresários na região central da cidade.
Apesar de a prática de participar de eventos políticos durante o expediente não ser ilegal, conforme jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, a participação de Tarcísio foi amplamente notada. Ele se juntou a Nunes em diversas situações que incluíram eventos empresariais, caminhadas e atividades religiosas.
Além disso, Tarcísio também participou de 10 eventos fora do horário do expediente, com 5 deles em finais de semana. Também houve duas agendas oficiais conjuntas, incluindo uma visita ao sistema de monitoramento de câmeras e uma vistoria na futura estação Aricanduva do metrô.
Em comunicado oficial, a assessoria do governador esclarece que “a participação de Tarcísio nos eventos está em conformidade com a legislação vigente, já que, de acordo com o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, os agentes políticos não estão sujeitos a um expediente fixo”.