O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou sua intenção de questionar o Itamaraty sobre as credenciais da primeira-dama Janja para sua participação na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
De acordo com informações, a presença de Janja foi uma exceção concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que permitiu à primeira-dama representar o presidente da República em cerimônias oficiais.
Em uma manifestação pública nesta quinta-feira (25), o deputado informou que irá protocolar um documento ao Itamaraty e também fará uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar um suposto crime de abuso de autoridade pelo Governo Federal.
A polêmica em torno das credenciais começou quando o governo brasileiro não conseguiu cumprir os prazos estipulados para enviar ao COI as informações sobre a delegação que representaria o país nos Jogos.
A expectativa era que o presidente Lula viajasse a Paris, mas até o prazo final, nenhuma solicitação foi feita ao COI. Como resultado, a emissão de credenciais para o Brasil foi suspensa antes mesmo do pedido da primeira-dama.