O Exército de Israel anunciou nesta sexta-feira (11) a eliminação do principal comandante do grupo militante palestino Jihad Islâmico no campo de refugiados de Nur Shams, localizado na Cisjordânia.
De acordo com o Exército, Mohammad Abdullah foi “eliminado” em um ataque aéreo na quinta-feira (10) que atingiu o campo em Tulkarem.
Além de Abdullah, outro membro do grupo também perdeu a vida na operação, durante a qual foram apreendidos rifles M-16 e coletes à prova de balas.
Abdullah havia sucedido Mohamed Yaber, conhecido como “Abu Shuyaa”, que foi morto em um ataque israelense no final de agosto.
O Jihad Islâmico está aliada ao Hamas, e juntos os grupos continuam a desafiar as forças israelenses na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
A violência na região escalou desde o ataque sem precedentes do Hamas contra Israel em outubro do ano passado.
Desde então, informações do Ministério da Saúde de Ramallah indicam que pelo menos 705 palestinos foram mortos por tropas e colonos israelenses na Cisjordânia.
Funcionários israelenses relatam que ao menos 24 israelenses, incluindo civis e membros das forças de segurança, perderam a vida devido a ataques de militantes palestinos ou em operações militares israelenses no mesmo período.