Um incêndio devastador afetou várias lojas no bairro Bom Retiro, em São Paulo, reconhecido por seu comércio popular, na manhã de terça-feira (17). Pelo menos três estabelecimentos na confluência da rua Ribeiro de Lima com a José Paulino, uma das áreas mais movimentadas da cidade, foram consumidos pelas chamas.
Os bombeiros foram acionados às 7h25, mobilizando nove equipes para combater o incêndio.
Até o momento, não existem informações sobre vítimas ou a origem do fogo. Nesta época do ano, os estoques das lojas estão cheios, na expectativa do aumento das compras natalinas, o que também resulta em um maior fluxo de pessoas na área.
A densa fumaça gerada pelo incêndio se espalhou rapidamente, sendo visível de diversos pontos de São Paulo.
Além dos bombeiros, a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana e agentes de tráfego estão no local para auxiliar nas operações.
INCÊNDIOS RECENTES
No dia 28 de novembro, o prédio da Galeria Pagé, localizado na 25 de Março, no centro de São Paulo, foi evacuado após um princípio de incêndio, conforme informações do Corpo de Bombeiros. A equipe foi acionada às 8h50 e atuou no local com cinco viaturas até as 14h30, quando o fogo foi totalmente controlado. Três pessoas necessitaram de atendimento por inalação de fumaça.
Em 30 de outubro, um incêndio de grandes proporções se iniciou durante a madrugada e destruiu o Shopping 25 Brás, situado na rua Barão de Ladário. As chamas se alastraram rapidamente, resultando no colapso do teto do shopping e danificando cerca de 200 pequenas lojas, de acordo com estimativas oficiais. Três pessoas também receberam atendimento médico devido a inalação de fumaça.
O Ministério Público de São Paulo está investigando os incidentes, com o intuito de determinar se os imóveis afetados estavam aptos para operação e contavam com os equipamentos necessários para combate a incêndios.