A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados votará nesta quarta-feira (9) um requerimento que pode investigar a montadora BYD por supostos problemas relacionados ao pós-venda no Brasil.
Proposto pelo deputado Aureo Ribeiro, o requerimento pede a convocação de uma audiência pública para discutir as reclamações de clientes da fabricante chinesa. Os consumidores relataram questões como atendimento insatisfatório, problemas durante o período de garantia, atrasos nas entregas, falhas na pintura, ferrugens e escassez de peças de reposição.
Caso o requerimento seja aprovado, serão convocados o presidente da BYD Brasil, o chefe da Secretaria Nacional do Consumidor, além de representantes de associações do setor de veículos elétricos.
“O lançamento do compacto Dolphin pela BYD foi bem recebido pelos consumidores devido ao seu preço competitivo, mas o suporte pós-venda parece não ter acompanhado o aumento nas vendas”, destacou o deputado na proposta.
Recentemente, a BYD anunciou que atingiu a marca de 50 mil veículos elétricos vendidos no Brasil, o que representa quase metade do total de vendas no segmento de importados elétricos.
Em resposta às preocupações, a BYD declarou que “se dedica não só à venda de veículos modernos, mas também à prestação de um serviço de pós-venda de alta qualidade”. A empresa afirmou que seu centro de distribuição em Cariacica/ES possui um estoque que atende a 95% dos pedidos referentes a todos os modelos vendidos no Brasil.