Em uma manifestação contundente, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) divulgaram neste sábado (24) uma nota de repúdio contra o comportamento de vereadores de São Bernardo do Campo (SP) em relação a um repórter local.
O jornalista, que estava cobrindo uma sessão ordinária da Câmara Municipal, foi abordado por dois vereadores que questionaram suas preferências eleitorais. Apesar de afirmar que o voto é secreto, o repórter foi pressionado novamente, levando um dos vereadores a ameaçá-lo de forma intimidadora ao tocar em uma arma que portava.
Após essa situação alarmante, o jornalista reportou o incidente à direção do veículo e, na sexta-feira (23), registrou um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo.
Em sua declaração, o sindicato e a Fenaj expressaram firme repúdio à ameaça sofrida e exigiram ações imediatas da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual para investigar e punir a intimidação, além de assegurar a liberdade de imprensa e o direito ao jornalismo independente.