O governo alemão aprovou uma reforma previdenciária nesta quarta-feira (4) que visa incentivar a permanência dos trabalhadores no mercado por mais tempo. Essa medida é parte de um esforço para estimular o crescimento econômico na maior economia da zona do euro.
A reforma acontece em um contexto em que diversos países europeus buscam soluções para a escassez de mão de obra, buscando também aliviar a pressão sobre seus sistemas de aposentadoria diante do envelhecimento da população.
Projeções indicam que, até 2030, o número de pessoas ativas na Alemanha poderá diminuir em 6,3 milhões em comparação a 2010, segundo um estudo demográfico do Ministério do Interior. Esta redução poderá impactar o PIB por pessoa, já que haverá uma diminuição no número de trabalhadores em relação ao total de aposentados.
A idade de aposentadoria e as políticas de imigração são fatores cruciais que influenciam os efeitos da baixa taxa de natalidade na economia, como afirmou um economista relevante no cenário atual. Na Alemanha, a idade legal para se aposentar está programada para aumentar de 65,8 para 67 anos até 2031. A extensão da idade de aposentadoria gerou debates acalorados entre as coalizões governamentais, levando à decisão de torná-la opcional, oferecendo incentivos para aqueles que se sentirem saudáveis e dispostos a trabalhar por mais tempo.
Com a nova reforma, quem optar por postergar sua aposentadoria e permanecer empregado por, pelo menos, 12 meses, receberá um pagamento único equivalente aos benefícios de aposentadoria que não foram retirados. Além disso, as contribuições empresariais para pensões e seguros-desemprego serão repassadas diretamente aos funcionários que decidirem continuar ativos no mercado de trabalho, resultando em um aumento bruto de salário de 10,6%.
Um especialista em mercado de trabalho destacou que, se a taxa de participação das pessoas com mais de 60 anos fosse aumentada para igualar a dos indivíduos com cinco anos a menos, a Alemanha poderia contar com cerca de 2,5 milhões de trabalhadores adicionais. “Esse é claramente um grande potencial”, observou o pesquisador.