O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma importante ação de acolhimento e assistência social dirigida a pessoas em situação de rua em 17 localidades de Ceilândia. A secretaria DF Legal irá realizar a desocupação das estruturas criadas por essas pessoas, garantindo o transporte de seus pertences para um local regular designado por cada ocupante.
No caso em que não se consiga estabelecer um local alternativo, os bens pessoais serão transferidos para um depósito da secretaria, onde poderão ser recuperados sem custos para os responsáveis, dentro de um prazo de 60 dias. Além disso, as pessoas em situação de rua terão a oportunidade de ser encaminhadas aos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), assim como das pastas de Saúde e Trabalho, caso desejem.
A operação está programada para começar às 9h desta quinta-feira (6) e envolve uma colaboração integrada entre diversas secretarias do GDF, incluindo Sedes-DF, SES-DF, SEEDF, Sedet-DF, SSP-DF, Sejus-DF, além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, e as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar do DF e o Conselho Tutelar.
Ao longo da semana, equipes das secretarias têm realizado abordagens sociais nos locais, oferecendo atendimento prévio e mapeando as necessidades do público que será beneficiado por essa ação.
Os pontos de ação programados para Ceilândia incluem:
⇒ QNN 18, Conjunto G – Ceilândia
⇒ QNM 03 Via Leste
⇒ QNM 19, Conjunto P, Lote 14
⇒ QNN 02 CJ B Ceilândia Sul – Comercial da Riacho Tinta
⇒ Muro lateral do Hospital Regional de Ceilândia
⇒ QNN 40 – Via Estádio
⇒ QNP 05 Conjunto B, próximo ao estacionamento do Sesc
⇒ EQNO 08/10, Lote B
⇒ QNO 07 – Virada para a BR-070
⇒ QNN 27 Área Especial, em frente ao Sesc
⇒ QNN 35 – Atrás do Residencial Allegro
⇒ QNN 39, Conjunto G
⇒ EQNM 10 Conjunto B – Área verde principal
⇒ QNM 12 Lote 21 – Ao lado da Marisa
⇒ QNM 12 (fundos da Chevrolet)
⇒ QNM 20 (Praça dos Eucaliptos)
⇒ Próximo à SHSN Quadra 201, Trecho I, Sol Nascente.