ECNETNews
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga, anunciou nesta quinta-feira (6) que o município irá integrar o medicamento Ozempic em um novo programa de emagrecimento na rede pública de saúde.
Em uma mensagem de vídeo, Manga apresentou a chamada “caneta emagrecedora” e confirmou que o acesso ao medicamento será gratuito para os residentes que se inscreverem no projeto municipal Emagrecer Certo.
“Iniciamos o programa Emagrecer Certo Sorocaba. Os participantes terão acompanhamento médico para emagrecimento e saúde. Além disso, se necessário, os inscritos poderão ter acesso a medicamentos para emagrecimento, como o Ozempic”, afirmou Manga.
O prefeito destacou que o Ozempic é o medicamento mais utilizado globalmente para controle da diabetes e emagrecimento.
Manga ressaltou que as vagas para o projeto são limitadas e que as inscrições devem ser feitas através do site da prefeitura.
Essa proposta segue a iniciativa do prefeito do Rio de Janeiro, que durante a campanha eleitoral anterior, prometeu a disponibilização deste medicamento na rede municipal de saúde. Recentemente, foi assinado um decreto para estabelecer um grupo de trabalho dedicado à implementação do uso do semaglutida, o ativo principal do Ozempic, nas Clínicas da Família.
Além disso, um projeto de lei apresentado no Congresso Nacional autoriza o Governo Federal a disponibilizar a semaglutida gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da obesidade.
O projeto prevê que a administração do medicamento ocorra de forma segura, em conformidade com critérios e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A proposta, no entanto, precisa passar por análise nas comissões do Congresso antes de ser votada.
Aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2, o Ozempic vem sendo utilizado também como ajuda para emagrecimento, já que aumenta a sensação de saciedade.
Estudos em diversas universidades estão avaliando os efeitos do medicamento na população em geral, com um dos potenciais efeitos adversos sendo a deficiência de nutrientes ou proteínas. A perda de massa magra também pode ser uma preocupação associada ao uso da substância.