O Partido dos Trabalhadores (PT) moveu uma ação judicial contra a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), após declarações da parlamentar que associaram a sigla ao narcotráfico. O PT solicita uma indenização por danos morais no valor de R$ 40 mil. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno da assessoria da deputada.
Durante uma entrevista, Kicis proferiu que o PT é “um partido ligado ao narcotráfico”, afirmando ainda: “Está cheio de criminoso que está, simplesmente, blindado pela justiça. Se é para extinguir alguma coisa, vamos extinguir o PT que é um partido ligado ao narcotráfico e que recebeu dinheiro do narcotráfico.”
A declaração faz referência a uma alegação de 2021, onde o ex-general de inteligência da Venezuela, Hugo Carvajal, mencionou que o PT e outros partidos de esquerda na América Latina e Europa receberam financiamento ilegal da Venezuela ao longo de 15 anos. Contudo, o caso na Espanha foi arquivado e não há evidências concretas que comprovem as afirmações feitas por Carvajal.
Segundo o partido, “a fala foi amplamente disseminada na internet, impactando negativamente a imagem e a reputação do PT”. Além da indenização, a ação judicial requer que a deputada se retrate publicamente e se abstenha de fazer acusações semelhantes, sob pena de multa.
No pedido inicial do processo, o PT argumenta que a declaração de Kicis configura desinformação e incita ódio contra a organização, conectando a imagem do partido a “atividades criminosas que são consideradas um dos principais problemas da sociedade contemporânea”.