A recente remoção de uma modificação para o jogo “Marvel Rivals”, que colocava o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, como Capitão América, gerou controvérsias para a Nexus Mods, uma famosa plataforma de mods de games, que se tornou alvo de críticas de grupos conservadores.
A plataforma foi acusada de censura após afirmar que o mod violava suas políticas de uso, que desde 2020 proíbem modificações com temas políticos americanos. A Nexus Mods também lembrou que modificações semelhantes envolvendo figuras como Joe Biden e Barack Obama foram removidas anteriormente pelo mesmo motivo.
A Nexus Mods defendeu sua atuação em uma postagem, afirmando: “Embora tenhamos o direito de decidir o que hospedamos, não somos responsáveis pelo que você escolhe modificar nos seus jogos. Esses mods podem ser encontrados em outros lugares”.
Em declarações anteriores, o fundador Robin Scott explicou a decisão de banir mods de temática política, afirmando que muitos eram criados por usuários anônimos com intenções de provocar discórdia. Ele também mencionou que a qualidade das modificações disponíveis era baixa e que muitos usuários não estavam preparados para debates saudáveis.
Após sofrer ataques e ameaças de apoiadores do presidente eleito, Scott voltou a comentar sobre a situação, atribuindo a polêmica a criadores de conteúdo que buscam gerar controvérsias. “Estamos eliminando todos os mods relacionados a esse tema, e todos os que se incomodam com isso podem simplesmente seguir em frente”, declarou.
O burburinho em torno da Nexus Mods aumentou ainda mais na última quinta-feira (9), quando a desenvolvedora NetEase lançou uma atualização que bloqueia o uso de qualquer modificação no jogo.
A Nexus Mods frequentemente se vê envolvida em controvérsias sobre a moderação de alterações em jogos. Em agosto de 2022, foi banido um usuário que publicara um mod que substituía bandeiras LGBTQIA+ por bandeiras americanas no jogo “Spider-Man Remastered”. Na ocasião, a plataforma reafirmou seu compromisso com a inclusão e diversidade, e que tomaria medidas contra qualquer mod que fosse percebido como contrário a esses valores.
Com sede no Reino Unido, a Nexus Mods, fundada em 2001, se tornou uma das maiores plataformas de mods, com mais de 650 mil mods disponíveis para cerca de 3.300 jogos e uma base de mais de 58 milhões de usuários. Apesar de seu tamanho, a plataforma conta com uma equipe de menos de 40 funcionários.
Destaque do Jogo
Dica de game para você testar
Dynasty Warriors: Origins
(PC, PS 5, Xbox X/S)
A experiência de dominar um campo de batalha com um personagem superpoderoso é o que “Dynasty Warriors: Origins” oferece em abundância. Nesse jogo hack-and-slash, inspirado no clássico “Romance dos Três Reinos”, o jogador luta contra hordas de inimigos e enfrenta desafiadores chefes que exigem estratégia e paciência.
Atualizações do Setor
Novidades e lançamentos importantes
- A Genki apresentou um protótipo do Switch 2 na CES, revelando detalhes não confirmados pela Nintendo.
- A Valve anunciou que seu sistema operacional será integrado a novos dispositivos, começando pelo Lenovo Legion Go S, previsto para lançamento em maio.
- A Ubisoft adiou o lançamento de “Assassin’s Creed Shadows”, que agora está previsto para chegar às lojas em 20 de março, citando a necessidade de ajustes baseados no feedback dos jogadores.
- Além disso, a Ubisoft indicou que está considerando uma possível venda, ao contratar consultores para explorar opções estratégicas e financeiras.
- O governo dos EUA designou a Tencent como uma empresa militar, o que pode afetar suas operações no país, levando a gigante chinesa a protestar contra a categorização.
- Os custos de desenvolvimento dos jogos “Call of Duty” entre 2015 e 2020 variaram de US$ 450 milhões a US$ 700 milhões, conforme revelado por um processo judicial atual.
- Ex-funcionários da Annapurna Games que pediram demissão em massa estão herdando o catálogo da Private Division em uma nova empreitada.
- A Microsoft anunciou que seu aplicativo Xbox Game Pass será lançado em TVs LG ainda em 2023.
Próximos Lançamentos
Jogos que serão lançados em breve e promoções imperdíveis
15 jan:
- “Aloft” (PC)
- “Runny Bunny” (PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)
- “The Roottrees are Dead” (PC)
16 jan:
- “Donkey Kong Country Returns HD” (Switch)
- “Montezuma’s Revenge – The 40th Anniversary Edition” (PC)
- “Things Too Ugly” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)
17 jan:
- “Dynasty Warriors: Origins” (PC, PS 5, Xbox X/S)
- “Tales of Graces f Remastered” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)
20 jan:
- “IDUN” (PC)
- “Super Roboy” (PC)
21 jan:
- “Somber Echoes” (PC)