A Seleção Brasileira de Basquete enfrenta os Estados Unidos nesta terça-feira (6) nas quartas de final das Olimpíadas de Paris.
Os jogadores participaram de um treino intenso na segunda-feira (5), onde uma vitória sobre o “dream team” americano seria considerada uma das maiores surpresas da história olímpica. Embora os EUA sejam vistos como imbatíveis, já enfrentaram derrotas em competições anteriores.
O termo “dream team” foi atribuído à seleção norte-americana após seu desempenho impecável nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, quando conquistou a medalha de ouro sem perder um único jogo e dominou seus adversários.
Apesar do desafio formidável, a expectativa entre os jogadores brasileiros é otimista, já que a pressão está reduzida. Isso cria um ambiente mais descontraído, onde eles podem atuar com mais liberdade.
De acordo com integrantes da equipe, os atletas estão convencidos de que podem fazer “um grande jogo”, buscando impor um ritmo que exigirá esforço do time dos EUA para garantir a vitória.
“Os jogadores reconhecem a difícil situação em que se encontram”, comentou um membro da delegação. Diferentemente de atletas de outras modalidades, a equipe de basquete não está hospedada na Vila Olímpica, optando por um hotel próximo à Arena Bercy, em Paris, onde podem desfrutar de conforto, uma alimentação adequada e melhor descanso.
Nas redes sociais, a antecipação do jogo gerou memes e comentários divertidos. Um usuário comparou a partida à experiência de jogar na Mega-Sena, apontando que mesmo sabendo das dificuldades, a expectativa traz uma sensação agradável.
Outro internauta fez uma analogia criativa, descrevendo os EUA como o “vilão de 200 mil anos” e o Brasil como “o adolescente que espera vencer com o poder da amizade”.