Nesta terça-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal, um novo episódio do programa “Café da Manhã” discute as recentes mudanças nas configurações familiares do Brasil, com base nos dados do Censo de 2022, divulgados este ano.
Comparando com o Censo anterior de 2010, os dados revelam transformações significativas na composição familiar: um aumento no número de mulheres como chefes de família e uma crescente quantidade de lares homoafetivos. Além disso, o levantamento de 2022 destacou um envelhecimento da população e uma diminuição no número de filhos por família.
Para abordar essas e outras questões demográficas, o programa traz a especialista Gláucia Marcondes, do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó da Unicamp, que analisa como essas mudanças influenciam as políticas públicas e o panorama social do país.
O “Café da Manhã” é transmitido de segunda a sexta-feira, sempre no início do dia. Apresentado por Gabriela Mayer, conta com a produção de Daniel Castro e Lucas Monteiro, com edição de som de Raphael Concli.